A Radioterapia Estereotáxica de corpo (SBRT) é semelhante a radioterapia estereotáxica de cabeça, a diferença é que essa modalidade é direcionada para outras regiões do corpo.
O que é a Radioterapia Estereotáxica de corpo (SBRT)?
Estereotaxia corpo de Radioterapia (SBRT) é um procedimento utilizado para o tratamento de tumores fora do sistema nervoso central. Ele utiliza um mapeamento do tumor com coordenadas precisas. Dessa maneira o tecido saudável que circunda a região que deve receber radiação é melhor preservado. Esse tipo de modalidade, que exige um mapeamento específico é normalmente utilizado para regiões em que se possui órgãos e tecidos frágeis que, de outra maneira, inviabilizariam, por conta do risco, o tratamento radioterapêutico.
Como é realizada a Radioterapia Estereotáxica de corpo (SBRT)?
A Radioterapia Estereotáxica de corpo (SBRT) é realizada com paciente em decúbito (deitado) recebe os feixes de raios de forma altamente precisa, utilizando softwares que mapeiam os tumores e os pequenos movimentos do corpo. Podem ser realizadas apenas uma sessão, assim como o fracionamento do tratamento em mais vezes.
Imagem ilustrativa de paciente recebendo a Radioterapia Estereotáxica de corpo (SBRT):

Quais são os cuidados pré e pós Estereotaxia corpo de Radioterapia (SBRT)?
Os cuidados para a Radioterapia Estereotáxica de corpo (SBRT) são semelhantes aos cuidados para a radioterapia convencional e consistem na boa hidratação do paciente previamente e, após o procedimento, utilização de cremes emolientes neutros e roupas não abrasivas sobre a região exposta à radiação.
Quais doenças sao tratadas pela Radioterapia Estereotáxica de corpo (SBRT)?
Diversos tumores presentes em regiões delicadas podem ser tratados por meio da Estereotaxia corpo de Radioterapia (SBRT). Alguns deles são:
- Tumor de cabeça e pescoço;
- Tumores de pulmão;
- Tumores hepáticos e das vias biliares;
- Tumores do pâncreas;
- Tumores de vértebras;
- Câncer de próstata.
- Tumores pélvicos.
Qual é o prognóstico da Radioterapia Estereotáxica de corpo (SBRT)?
Muitas vezes essa modalidade é utilizada para tratar focos de metástases ou regiões muito delicadas, dessa maneira, cada caso deve ser analisado individualmente.
Como a Radioterapia pode ajudar no tratamento do câncer?
O tratamento de câncer é um dos maiores desafios da contemporaneidade. Com o avanço da medicina, técnicas como a Radioterapia Estereotáxica de corpo (SBRT) podem ser utilizadas até mesmo para tumores que não poderiam ser abordados pela radioterapia convencional.

Qualquer avanço no sentido de ampliar as opções e a perspectiva do paciente com câncer deve ser analisada individualmente pelo médico radioterapeuta, juntamente com o seu paciente.
Perguntas frequentes sobre a Radioterapia Estereotáxica de corpo (SBRT)?
Algumas perguntas sobre a Radioterapia Estereotáxica de corpo (SBRT):
Qual a diferença entre a Radioterapia Estereotáxica de corpo (SBRT) e a radioterapia esteotáxica?
A diferença acontece normalmente apenas pelo foco do tratamento, enquanto na primeira são priorizados o tratamento de cânceres do sistema nervoso central, na segunda o foco está no restante do corpo.
Quantas sessões preciso fazer naRadioterapia Estereotáxica de corpo (SBRT)?
Isso varia da abordagem de cada paciente, podendo ser realizada apenas uma ou realizado o fracionamento do tratamento.
como escolher essa técnica?
A técnica pode ser escolhida depois de uma conversa com o seu radioterapêuta, analisando todas as opções e suas vantagens/desvantagens.
Existe uma garantia de que o tratamento vai dar certo?
Infelizmente a medicina não pode trazer garantias, cada indivíduo responde de uma maneira ao tratamento.