Dr. Gabriel Gil

Seja bem vindo ao meu site! Vou lhe contar um pouco sobre mim, sou médico especialista e radioterapia, com mas de 10 anos de experiência.

Para atender o paciente oncológico, é necessário não apenas muito conhecimento, como também atenção, compreensão e empatia 

Estou aqui para te ajudar!

Dr. Gabriel Gil

Médico especialista em Radioterapia

Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT)

Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT)

A Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT) é uma técnica de radioterapia que fornece a dose de radiação continuamente à medida que a máquina de tratamento gira. Esta técnica molda com precisão a dose de radiação ao tumor enquanto minimiza a dose para os órgãos que o rodeiam.

O que é a Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT)?

A Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT) é uma das mais recentes técnicas de radioterapia, ela utiliza a modulação da intensidade do feixe de radiação de maneira volumétrica para atingir o alvo e poupar ao máximo as estruturas adjacentes. Por esse motivo, essa técnica em comparação com técnicas convencionais de radioterapia, apresenta tempo de tratamento reduzido e mais conforto ao paciente, uma vez que o tratamento com Arcoterapia Volumétrica Modular (VMAT) dura minutos, enquanto a convencional pode passar de uma hora. Dessa maneira, podemos definir a Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT) como um procedimento para administrar a radioterapia em tumores próximos de órgãos corporais sensíveis.

Como é realizada a Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT)?

A Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT) utiliza o mesmo tipo de radiação que outros tratamentos de radioterapia, o seu diferencial é a rapidez de um tratamento em arco para a obtenção de distribuições de dose complexas e com segurança, no menor tempo possível. Dessa forma, essa técnica proporciona uma distribuição de dose 3D precisa, uma vez que o aparelho faz uma rotação de 360 graus em arco em uma velocidade rápida, distribuindo uma dose milimetricamente calculada de radiação.

Imagem ilustrativa do procedimento de Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT).

Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT)

Quais são os cuidados pré e pós Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT)?

Os cuidados para a Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT) são os mesmos da radioterapia, relacionados com a imobilização do paciente e cuidados básicos. Após o médico delinear o tratamento, os físicos realizam o cálculo com o mapa de dose do próprio sistema, em seguida o radio-oncologista examinará o paciente e ajustará a dose ou a duração do tratamento conforme necessário. Cada sessão do tratamento demanda menos tempos, sendo mais confortável para o paciente.

Quais doenças são tratadas pela Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT)?

A Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT) pode ser aplicada nos tratamentos de tumores primários cerebrais e tratamento sistêmico. Sendo assim, usado em:

– Estruturas do crânio;
– Gliomas;
– Metástase cerebral;
– Imunoterapia;
– Tratamento sistêmico;
– Tumores de cabeça e pescoço;

Qual é o prognóstico da Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT)?

O prognóstico é individualizado, dependendo do indivíduo, tipo histológico do tumor e resposta ao tratamento. Esses tumores pertencem a um grupo heterogêneo de doenças incluindo tumores com diversos tipos histológicos, de cavidade oral, faringe, laringe, narinas, seios paranasais, tireoide, glândulas salivares. Como a radioterapia tem como possível efeito adverso a lesão de estruturas nobres como glândulas submandibulares e parótidas, é escolhido a Arcoterapia Volumétrica Modula (VMAT) para preservar essas estruturas, pois, essa técnica, visa poupar a maior parte de tecido saudável ao redor do tumor durante a radioterapia num tempo de menor radiação, com doses mais altas e maior precisão na localização exata da lesão.

Como a Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT) pode ajudar no tratamento dos tumores?

A principal vantagem da Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT) é poder fazer o tratamento poupando significativamente os órgãos normais adjacentes em um tratamento extremamente rápido, sendo uma técnica que melhora a eficácia na conformação da dose em torno do volume alvo. Ela consiste em um tratamento em arco volumétrico que proporciona uma distribuição de dose 3D precisa com uma única rotação de 360 ​​graus do equipamento em torno do volume alvo.

Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT)

Entretanto, ainda não está claro se esta abordagem resulta em melhores resultados do que a IMRT, embora permita que a radiação seja administrada em menos tempo em cada sessão de tratamento, sendo mais confortável para o paciente, visto que essa técnica é usada para tumores na região da cabeça e do pescoço.

Perguntas frequentes sobre as

Vou responder algumas perguntas frequentes sobre a Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT) abaixo!

Ainda é controverso, sabemos haverá mais conforto para o paciente, mas a eficiência ainda não é comprovada em relação à técnica convencional.

Essa é uma das maiores vantagens da Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT), ela permite um tratamento em minutos.

Utilizando um sistema de mapeamento 3D é possível um melhor direcionamento da radioterapia, preservando os tecidos normais com melhor eficiência.

Antes de mais nada converse com o seu radioterapeuta, a decisão deve ser conjunta levando os aspectos individuais de cada caso.

Dr. Gabriel Gil

Seja bem vindo ao meu site! Vou lhe contar um pouco sobre mim, sou médico especialista e radioterapia, com mas de 10 anos de experiência.

Para atender o paciente oncológico, é necessário não apenas muito conhecimento, como também atenção, compreensão e empatia 

Estou aqui para te ajudar!

últimas novidades

Se inscreva na minha Newsletter

Atualizações semanais na área da radiologia

Posts mais Populares

Categorias

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Confira

Posts Relacionados

Câncer Pediátrico

Os cânceres pediátricos possuem particularidades em relação aos tipos de cânceres que acometem os adultos. Eles costumam ser bem mais agressivos e avançam de maneira

Mieloma

Mieloma, ou mieloma múltiplo, é um tumor maligno que se desenvolve nas células plasmáticas responsáveis pelo sistema de defesa do organismo. Agora explicarei brevemente sobre

Câncer de Cabeça e Pescoço

O câncer de cabeça e pescoço se refere a qualquer tumor que se desenvolve nessas regiões. Ele pode ser chamado de acordo com a área

Cânceres Ginecológicos

Estima-se que mais de 40% dos casos de câncer entre as mulheres, no Brasil, são de cânceres ginecológicos. Silenciosos e por vezes difíceis de ser